domingo, 5 de fevereiro de 2012

Você Sabia que a Voz Envelhece?


A voz é um som produzido pela vibração do ar que é retirado dos pulmões pelo diafragma e que passa pelas cordas vocais sofrendo alterações influenciadas pela boca, lábios e língua.

Como as demais partes do corpo, a voz também envelhece. Este envelhecimento é provocado pela ação natural do desenvolvimento do organismo onde há o engrossamento das cordas vocais, a redução de movimentos das articulações, alterações hormonais e emocionais, maus hábitos, calcificação das cartilagens, atrofia da musculatura laríngea e a perda da capacidade pulmonar.

O período de melhor desempenho vocal está entre os 25 e os 40 anos de idade, mas pode haver exceções quando se possui boa saúde física e psicológica, além de fatores genéticos, sociais, ambientais e raciais.

As alterações vocais também podem variar de acordo com o sexo. Pessoas do sexo masculino tendem a iniciar o processo de alteração vocal por volta dos 30 anos de idade, enquanto pessoas do sexo feminino semente iniciam este processo por volta dos 50, quando ocorrem alterações no organismo decorrentes à menopausa.

Para evitar o envelhecimento vocal ou atrasá-lo é necessário:

Usar a voz corretamente;
Beber no mínimo dois litros de água por dia;
Evitar bebidas destiladas;
Evitar o fumo e a cafeína;
Evitar falar alto ou baixo, rápido, descompassadamente e por muito tempo;
Evitar pigarrear.

Por Gabriela Cabral
Fonte: Equipe Brasil Escola

0 comentários:

Quem Sou Eu

Minha foto
Josy Silva
Sou Josivania Peixoto da Silva,conhecida por Josy Silva. Nasci em Pau dos Ferros_RN e resido até hj, sou de família simples, humilde e trabalhadora. Nunca vivi no luxo, mas tbm ñ passei necessidades. Acredito q o amor, o respeito, a educação e a lealdade são a base para uma vida digna. Para mim o dinheiro ñ é tudo, mas é necessário. Tou sempre sorrindo, mesmo quando o momento ñ está tão bom, pq um sorriso pode mudar tudo. Gosto de ouvir e ajudar meus amigos. Costumo tratar as pessoas com a mesma reciprocidade com q me tratam. Gosto de ouvir música, acessar a net e ñ sei viver sem o meu trabalho. Sou radialista há oito anos e simplesmente amo o q faço. Como todo ser humano, tenho meus defeitos, sou meio estressada e chata as vezes, mas se erro sei admitir o erro e peço perdão, como tbm sei perdoar a quem tenha errado comigo. Amo minha família, meus amigos, minha vida! Aí um pouco de mim, pq tudo nem eu sei dizer!
Ver meu perfil completo