sábado, 11 de fevereiro de 2012

Curiosidade sobre o "Baralho".

O baralho é um conjunto de cartas que são utilizadas em jogos variados, de acordo com a preferência dos jogadores. Normalmente, o baralho possui 52 cartas, distribuídas em 4 grupos chamados de naipes, os quais possuem 13 cartas de valores numéricos diferentes. Os valores numéricos vão de 2 a 10, além de um “Ás”, que corresponde a 1, um valete (representado pela letra J, vale 11), uma Rainha (letra Q, vale 12) e um Rei (letra K, vale 13).

Os naipes (símbolos) do baralho são: espadas(♠), paus(♣), copas(♥) e ouro(♦). Acredita-se que o baralho foi criado pelo francês Jacquemin Gringonneur, sob encomenda do rei Carlos VI de França. Assim, Gringonneur teria criado o baralho para representar as divisões sociais da França através dos naipes. Copas representaria o clero; o ouro, a burguesia; a espada, os militares; e o paus, os camponeses.

As cartas do baralho têm um lado com diversas cores e símbolos, chamado de face, e o outro com um padrão comum a todas as cartas, além disso, existe a carta coringa (joker), que possibilita vantagens especiais a quem fica com ela.

Os jogos de baralho ficaram famosos na Idade Média, onde os senhores feudais começaram a apostar terras e escravos, promovendo a riqueza de alguns e a pobreza de outros, de forma quase instantânea e iniciando aí a compulsão pelos jogos de azar.

Fonte: Curiosidades - Brasil Escola

0 comentários:

Quem Sou Eu

Minha foto
Josy Silva
Sou Josivania Peixoto da Silva,conhecida por Josy Silva. Nasci em Pau dos Ferros_RN e resido até hj, sou de família simples, humilde e trabalhadora. Nunca vivi no luxo, mas tbm ñ passei necessidades. Acredito q o amor, o respeito, a educação e a lealdade são a base para uma vida digna. Para mim o dinheiro ñ é tudo, mas é necessário. Tou sempre sorrindo, mesmo quando o momento ñ está tão bom, pq um sorriso pode mudar tudo. Gosto de ouvir e ajudar meus amigos. Costumo tratar as pessoas com a mesma reciprocidade com q me tratam. Gosto de ouvir música, acessar a net e ñ sei viver sem o meu trabalho. Sou radialista há oito anos e simplesmente amo o q faço. Como todo ser humano, tenho meus defeitos, sou meio estressada e chata as vezes, mas se erro sei admitir o erro e peço perdão, como tbm sei perdoar a quem tenha errado comigo. Amo minha família, meus amigos, minha vida! Aí um pouco de mim, pq tudo nem eu sei dizer!
Ver meu perfil completo